Como a ambientação sonora fortalece seu negócio

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A maioria de nós gostamos de ouvir música, por diversos motivos mas muitos ouvem música para relaxar, se divertir e, até mesmo, ouvimos música quando estamos tristes, mas o que muitos não sabem é que seus benefícios vão muito além do poder de entreter e do que falamos aqui. Podemos não perceber, mas quando entramos em uma loja, supermercado, drogaria ou cafeteria nosso comportamento é influenciado por uma série de fatores e um deles é a música. Nestes casos a música é responsável pelo possível aumento do consumo entre os clientes e por potencializar o impacto e a percepção das marcas na mente do consumidor.
Nós costumamos chamar esta ação de music branding e sound design, duas disciplinas de marketing muito usada no varejo e que trazem excelentes resultados.

O music branding e o sound design realmente são muito eficazes e certamente ajudam a marca a formar sua própria personalidade e a se comunicar com seus clientes de maneira própria, o que fará diferença entre seus concorrentes. Mesmo inconscientemente percebemos tudo auditivamente, o que pode influenciar nossas decisões de compra. Um ambiente comercial que conta com uma boa programação musical faz com que seus consumidores se sintam bem e essa é a importância do music branding.

Ppesquisas apontam que um som que agrade o cliente dentro de uma loja pode aumentar as compras em até 30%, além de elevar em 38% a permanência das pessoas no ambiente. Contudo, não basta apenas sintonizar o rádio em qualquer estação. Para se definir uma programação musical adequada para o lojista, muitos fatores devem ser estudados e levados em conta como ambiente, posicionamento da marca, produtos e o perfil dos clientes.

O music branding e sound design reduzem a poluição sonora da loja, mas para ser notado pelos clientes é preciso investir em equipamentos de qualidade. No Brasil, a experiência sensorial é muito relevante para o consumo e é tão importante quanto o layout de uma loja.

Mas e aí, como chamar a atenção do consumidor está sempre com pressa ou fazendo compras com fone de ouvido ou um celular nas mãos? Como já falamos, o gênero da música deve combinar com a marca e o público-alvo. Além disso, é necessário alinhamento pleno à proposta comercial. Outro ponto é relacionado à programação. Essa não precisa ser 100% musical. Vinhetas, Jingles comerciais institucionais e promocionais e conteúdo informativo sempre trazem o consumidor para mais perto da marca e devem ser inseridas no meio da programação.

Vontando aos dados, estudos já confirmaram que mais de 60% das decisões de compra são tomadas dentro das lojas e o conteúdo customizado atinge o público certo, no momento exato da escolha final. A música utilizada neste momento funciona como um fator que agrega valor para o cliente, pois ele sentirá uma recepção diferenciada e ficará mais à vontade dentro do estabelecimento, com todo aquele ambiente criado exclusivamente para ele.

Para finalizar, não dá mais para as empresas ignorar esse fato, pois ele é um grande influenciador para a compra e, mais ainda, para a satisfação do consumidor. A história de sucesso de uma empresa depende de uma boa comunicação com os clientes e, investindo nas ferramentas inteligentes e eficazes, é possível fortalecer a experiência de compra e engajar consumidores com Música.

A Circle consegue te ajudar com Produção Musical, Vinhetas, Jingles comerciais institucionais e promocionais que certamente vai te ajudar a alcançar seu objetivo dentro do seu negócio, fale com a gente!

Fonte de dados: https://www.meioemensagem.com.br

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